Está mais caro manter a limpeza das casas e das empresas em Goiânia. É o que mostra o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) divulgado nesta terça-feira (26) com resultados do mês de julho. Os preços dos artigos de limpeza vendidos na capital variaram 2,52% em julho, imprimindo, assim, a segunda maior oscilação do ano. A variação mais alta registrada em 2022 até então ocorreu em maio (2,56%) e a mais baixa, em fevereiro, quando o índice oscilou 0,92% ante a média de janeiro.
Calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA-15 dos artigos de limpeza variou em julho em Goiânia numa proporção significativamente maior do que a média nacional, de 1,97%.
“Esse dado reflete a combinação de vários fatores responsáveis pela composição do preço final desses produtos. O valor do diesel, por exemplo, – hoje um dos vilões da inflação – é um dos principais agentes que colaboram para essa variação, já que encarece os fretes, impactando, assim, toda a cadeia de distribuição dos artigos de limpeza para as pessoas físicas e para as empresas”, analisa Rafael Gonçalves, diretor da Aqualis Soluções, empresa que distribui produtos de limpeza e higiene em larga escala para Goiânia e outros mercados no Brasil.