Empreendedorismo feminino em alta: 41% das novas empresas em Goiás têm mulheres na sociedade

Nos dois primeiros meses de 2025, cerca de 41% das empresas abertas em Goiás contaram com mulheres no quadro societário, segundo a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). Em janeiro, foram registrados 4.450 novos CNPJs, enquanto fevereiro superou a marca com 4.507 aberturas, totalizando 8.957 novos negócios no estado. Desses, 3.700 possuem sócias no contrato.

O presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, destacou que os dados reforçam a importância do empreendedorismo feminino e o impacto da participação das mulheres na economia. Ele apontou que empresárias costumam ter um planejamento mais estruturado antes de iniciar um negócio, o que contribui para a longevidade das empresas.

Além disso, 322 negócios abertos nos dois primeiros meses do ano possuem capital social superior a R$ 500 mil, indicando a presença feminina também em grandes empreendimentos, seja como sócia investidora ou administradora.

Crescimento expressivo na abertura de empresas

Os números de 2025 já são promissores para o empreendedorismo em Goiás. Pela primeira vez, o estado ultrapassou a marca de 4 mil novos CNPJs por mês, mostrando um cenário favorável para o crescimento econômico.

Em fevereiro, os municípios com maior número de novas empresas foram:
📍 Goiânia – 1.643
📍 Aparecida de Goiânia – 268
📍 Anápolis – 234
📍 Rio Verde – 166
📍 Luziânia – 84

As áreas com maior número de novos empreendimentos incluem serviços combinados de escritório, treinamento profissional, promoção de vendas, consultoria em gestão empresarial e apoio administrativo.

Com um início de ano promissor, a expectativa é de que o estado mantenha um ritmo acelerado de crescimento no setor empresarial.