Rio Grande do Sul: 161 Mortes Confirmadas e Milhares Fora de Casa Após Tempestades Devastadoras

As consequências do maior evento climático já registrado no Rio Grande do Sul continuam a assolar o estado, com números alarmantes divulgados pela Defesa Civil nesta terça-feira (21).

O saldo trágico até o momento é de 161 mortes confirmadas, com 85 pessoas ainda desaparecidas e 806 feridas, mostrando a extensão do desastre que atingiu a região.

A situação de desabrigo atinge um total de 654,19 mil gaúchos, dos quais 581.633 foram desalojados e 72.561 encontram-se temporariamente abrigados em centros cadastrados pelo governo estadual.

A região metropolitana de Porto Alegre é a mais afetada, representando mais da metade da população desabrigada, seguida pelo Vale dos Sinos, com quase 27% dos desabrigados.

O impacto das fortes chuvas atingiu mais de 2,3 milhões de pessoas, totalizando cerca de 21,49% da população do estado.

O trabalho de resgate continua, com 82.666 pessoas já retiradas de áreas de risco. Além disso, foram resgatados 12.358 animais silvestres e domésticos, a maioria cães e gatos.

Praticamente todas as cidades do Rio Grande do Sul foram afetadas pelas tempestades, com 464 dos 497 municípios do estado tendo suas rotinas profundamente impactadas, evidenciando a magnitude da crise enfrentada pela população sul-rio-grandense.