Alunos do ensino médio podem receber bolsa-auxílio a partir de março

Brasília, 9 de janeiro de 2024 – Alunos do ensino médio de baixa renda que estejam matriculados em escolas públicas ou privadas de todo o país poderão receber uma bolsa-auxílio de R$ 200 a partir de março. O programa, chamado de Bolsa Educação, é uma iniciativa do governo federal e será executado pelo Ministério da Educação.

Para participar do programa, os alunos devem atender aos seguintes requisitos:

  • Ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo;
  • Estar matriculado no ensino médio regular;
  • Ter frequência escolar mínima de 75%.

As inscrições para o programa serão abertas no dia 1º de fevereiro e poderão ser feitas pela internet, no site do Ministério da Educação.

O valor da bolsa será pago mensalmente durante o ano letivo. Os pagamentos serão efetuados pela Caixa Econômica Federal.

O Bolsa Educação tem o objetivo de incentivar a permanência dos alunos no ensino médio e de reduzir as desigualdades sociais. O programa também visa a contribuir para a formação de cidadãos mais qualificados para o mercado de trabalho.

Outros programas de apoio estudantil

Além do Bolsa Educação, o governo federal oferece outros programas de apoio estudantil, como o Prouni, o Fies e o Pronatec.

O Prouni é um programa de bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda. O Fies é um programa de financiamento estudantil para estudantes de graduação. O Pronatec é um programa de formação profissional e tecnológica para jovens e adultos.

Esses programas são importantes para garantir o acesso à educação de qualidade para todos os brasileiros, independentemente de sua condição socioeconômica.