Equipes Goianas Encerram Participação no Campeonato Mundial Escolar de Futsal

As equipes de estudantes goianos concluíram sua participação no Campeonato Mundial Escolar de Futsal na Sérvia, encerrando na última segunda-feira, 16 de outubro. O destaque vai para o time masculino, formado por alunos do Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli, de Pires do Rio, que conquistou o quarto lugar. Enquanto isso, uma equipe feminina, composta por alunas do Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes, de Teresina de Goiás, ficou na sexta colocação.

As partidas tiveram início em 8 de outubro, marcando a estreia das equipes goianas no torneio. O Campeonato Mundial Escolar de Futsal, organizado pela Federação Internacional de Esporte Escolar, contou com a participação de delegações de 15 outros países, incluindo a França, uma potência mundial no futsal, e a Sérvia, país anfitrião do campeonato. Além disso, havia duas equipes brasileiras masculinas, representando os estados do Pará e Rondônia, e equipes femininas de Santa Catarina e Tocantins.

Na fase de grupos, a época feminina enfrentou adversárias da França, Sérvia e Turquia, somando uma vitória e duas derrotas. Nas quartas de final, a equipe derrotou a Ucrânia, terminando em outra derrota. O último desafio foi contra uma equipe brasileira de Santa Catarina, que venceu por 4 a 1, levando as goianas à sexta posição.

O time masculino estreou contra uma equipe brasileira do Pará. Após a primeira derrota, obteve duas vitórias, uma contra Bangladesh e outra contra o Nepal. Nas quartas de final, enfrentamos a Turquia e tivemos uma revanche com a equipe paraense, que levou a melhor. Na segunda-feira, 16 de outubro, competiram pelo terceiro lugar contra a Sérvia, mas foram derrotados por 3 a 2.

De acordo com Marco Maia, superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), a participação das equipes goianas no Campeonato Mundial Escolar de Futsal é significativa, pois o futsal é uma das modalidades mais praticadas nas escolas brasileiras. Ele também ressaltou que o evento proporciona experiências enriquecedoras tanto no âmbito pessoal quanto cultural para os estudantes, incluindo competições esportivas e momentos de valorização das nações participantes e de reconhecimento da cultura local.

Sávio Gomes Dias, estudante-atleta do Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli, que participou da competição na Sérvia, participa de sua experiência de fazer novas amizades com pessoas de diferentes nacionalidades, mesmo sem falar o mesmo idioma. Ele enfatizou como as equipes brasileiras eram admiradas pelos estrangeiros que pediam fotos com eles.

O professor Sandoval Pereira, técnico do time masculino, destacou que a experiência de jogar contra diferentes culturas e estilos de jogo contribui para o desenvolvimento do esporte escolar em Goiás, enquanto o professor Edivaldo Francisco, treinador do time feminino, notou o crescimento das meninas ao longo da competição.

Os estudantes-atletas goianos foram convocados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) para o Campeonato Mundial Escolar de Futsal após vencerem a etapa estadual dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás (JEEGs) 2023 em suas respectivas categorias: o Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes conquistou o ouro na categoria Futsal Feminino Juvenil, e o Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli foi campeão na categoria Futsal Masculino Juvenil.

Para apoiar a participação das equipes, o Governo de Goiás, por meio da Seduc/GO, destinou cerca de R$ 380 mil, que foram utilizados para cobrir despesas de viagem e hospedagem dos jovens. Agora, as equipes femininas e masculinas retornam a Goiás nesta semana, com chegada prevista para a próxima quarta-feira, 18 de outubro, onde serão recebidas pela secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, em um café da manhã na Seduc/GO.