Procon Goiás Age Contra Fraudes em Empresas de Consórcio em Goiânia
Fiscais do Procon Goiás tomaram medidas enérgicas ao interditar duas empresas de consórcio na cidade de Goiânia, durante o dia 18 de setembro. A primeira ação ocorreu após denúncias de consumidores em busca de financiamento para veículos.
Um cliente relatou que havia efetuado um pagamento de R$25 mil, acreditando que esse montante correspondesse à entrada para a aquisição de um veículo. No entanto, mais tarde, descobriu que se tratava de um consórcio, algo que não lhe havia sido informado inicialmente pelo vendedor.
Assim como em casos anteriores, os consumidores foram atraídos por anúncios em redes sociais sem estar cientes de que se tratava de um consórcio. Durante a operação de interdição, o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael, reafirmou o compromisso do órgão na proteção dos direitos dos consumidores e enfatizou a determinação em punir empresas que agem de má-fé para enganar a população.
“Continuaremos a tomar medidas rigorosas contra essas empresas oportunísticas que se aproveitam da vulnerabilidade e inexperiência dos consumidores. Além de nossas ações de repressão, concentraremos esforços em campanhas de conscientização para prevenir essas fraudes”, alertou Rafael.
A segunda empresa, localizada na Vila Resende, seguiu o mesmo padrão das anteriores. Os consumidores eram atraídos por conteúdo patrocinado, especialmente no Facebook, e persuadidos a negociar um falso financiamento, com a promessa de adquirir um bem após o pagamento da entrada.
As empresas foram autuadas e interditadas por infrações contra as relações de consumo. Elas têm um prazo de 20 dias para apresentar suas defesas ao Procon Goiás. Atualizando os números, o órgão já fechou um total de 22 empresas de consórcio somente este ano.
DENÚNCIAS Caso algum consumidor se sinta lesado e queira fazer uma denúncia, o Procon Goiás disponibiliza canais de contato, incluindo os números de telefone 151 (para Goiânia), (62) 3201-7124 (para o interior) e também o Procon Web, acessível pela internet. Estes canais estão à disposição para receber denúncias e prestar assistência aos consumidores.