Criatura marinha ‘perdida’ surpreende espectadores em raro avistamento no País de Gales
Os turistas ficaram pasmos depois de avistarem uma baleia “perdida” extremamente rara enquanto exploravam a costa galesa, conforme detalhado em uma postagem no Facebook que causou ondas online .
O grupo teria estado em uma viagem de observação de golfinhos SeaMor em New Quay, Ceredigion, quando, de repente, avistaram uma criatura muito mais rara que um golfinho, informou a BBC .
As fotos que acompanham, tiradas do barco e via drone, mostram a criatura misteriosa, que tem costas lisas e arredondadas e um grande schnoz como um enorme golfinho-nariz-de-garrafa.
A criatura era na verdade uma baleia de bico de Sowerby, uma espécie super rara que geralmente reside no Oceano Atlântico Norte, a profundidades de mais de 3.280 pés, de acordo com a Sea Watch Foundation, uma instituição de caridade que trabalha para conservar a vida marinha.
Até o momento, houve apenas “13 avistamentos confirmados de baleias de Sowerby no Reino Unido desde 2007”, disse Claudia Afeltra, bióloga marinha afiliada à organização.
Escusado será dizer que os observadores de golfinhos ficaram impressionados com a descoberta.
“SEGURE A PRIMEIRA PÁGINA!!!!” escreveu cartas SeaMor Dolphin Watching em sua página no Facebook. “NÃO APENAS UMA BALEIA.. UMA BALEIA DE BICO DE SOWERBY NO NOVO QUAY.”
Eles presumiram que a baleia, que pode atingir entre 4 e 6 metros de comprimento, se aventurou em águas rasas depois de se perder.
Felizmente, a majestosa fera marinha “se virou e voltou para as profundezas por conta própria”, de acordo com o post.
“Embora o avistamento não tenha levantado preocupações imediatas sobre o bem-estar da baleia, uma vez que ela parecia saudável e retirou-se naturalmente para águas mais profundas, iremos monitorizar de perto os seus movimentos”, acrescentou a Sea Watch.
A instituição de caridade acredita que o avistamento é “significativo”, pois pode ajudar a esclarecer o comportamento e a distribuição do esquivo cetáceo.
Desde então, a Sea Watch pediu ao público que relatasse qualquer avistamento da baleia de bico de Sowerby.