Criatura marinha ‘perdida’ surpreende espectadores em raro avistamento no País de Gales

Os turistas ficaram pasmos depois de avistarem uma baleia “perdida” extremamente rara enquanto exploravam a costa galesa, conforme detalhado em uma postagem no Facebook que causou ondas online .

O grupo teria estado em uma viagem de observação de golfinhos SeaMor em New Quay, Ceredigion, quando, de repente, avistaram uma criatura muito mais rara que um golfinho, informou a BBC .

As fotos que acompanham, tiradas do barco e via drone, mostram a criatura misteriosa, que tem costas lisas e arredondadas e um grande schnoz como um enorme golfinho-nariz-de-garrafa.

A criatura era na verdade uma baleia de bico de Sowerby, uma espécie super rara que geralmente reside no Oceano Atlântico Norte, a profundidades de mais de 3.280 pés, de acordo com a Sea Watch Foundation, uma instituição de caridade que trabalha para conservar a vida marinha.

Até o momento, houve apenas “13 avistamentos confirmados de baleias de Sowerby no Reino Unido desde 2007”, disse Claudia Afeltra, bióloga marinha afiliada à organização.

A baleia de bico de Sowerby emergindo na costa do País de Gales.
A baleia de bico de Sowerby emergindo na costa do País de Gales.
Josué Pedley

Escusado será dizer que os observadores de golfinhos ficaram impressionados com a descoberta.

“SEGURE A PRIMEIRA PÁGINA!!!!” escreveu cartas SeaMor Dolphin Watching em sua página no Facebook. “NÃO APENAS UMA BALEIA.. UMA BALEIA DE BICO DE SOWERBY NO NOVO QUAY.”

Eles presumiram que a baleia, que pode atingir entre 4 e 6 metros de comprimento, se aventurou em águas rasas depois de se perder.

Uma foto de drone da baleia de bico de Sowerby.
“Houve apenas 13 avistamentos confirmados de baleias de Sowerby no Reino Unido desde 2007”, disse Claudia Afeltra, bióloga marinha da Sea Watch Foundation.
Brett Pedras

Felizmente, a majestosa fera marinha “se virou e voltou para as profundezas por conta própria”, de acordo com o post.

“Embora o avistamento não tenha levantado preocupações imediatas sobre o bem-estar da baleia, uma vez que ela parecia saudável e retirou-se naturalmente para águas mais profundas, iremos monitorizar de perto os seus movimentos”, acrescentou a Sea Watch.

A instituição de caridade acredita que o avistamento é “significativo”, pois pode ajudar a esclarecer o comportamento e a distribuição do esquivo cetáceo.

Desde então, a Sea Watch pediu ao público que relatasse qualquer avistamento da baleia de bico de Sowerby.

O Sowerby está em New Quay.
A Sea Watch Foundation pede ao público que relate qualquer avistamento da baleia de bico de Sowerby.
Josué Pedley
A baleia de Sowerby é parente da baleia de bico de Cuvier , o animal que mergulha mais profundamente no mundo, capaz de se aventurar a 6.561 pés abaixo da superfície.

Em 2020, um desses submersíveis vivos estabeleceu um novo recorde mundial depois de mergulhar por três horas e 42 minutos sem respirar. (Fonte: New York Post)