Leilão histórico: Suéter icônico da Princesa Diana disponível pela primeira vez
A princesa de Gales, que nos deixou em 1997, usou seu icônico suéter “ovelha negra” em 1981, e agora essa peça será leiloada pela Sotheby’s ainda este ano.
Cynthia Houlton, chefe global de moda da casa de leilões, compartilhou algumas informações sobre o leilão do suéter antigo da marca Warm & Wonderful em um vídeo recentemente publicado pela Reuters.
O suéter foi descoberto anteriormente em uma caixa no sótão da criadora e fundadora da marca, Joanna Osborne, juntamente com cartas da secretária particular de Diana.
Diana apresentou o suéter vermelho, branco e preto em público pela primeira vez em uma das partidas de verão do príncipe Charles, poucos meses depois de ficarem noivos.
Após ter sido fotografada usando o suéter, a popularidade da Warm & Wonderful “explodiu” e eles receberam uma grande cobertura de influenciadores da época.
Houlton explicou que, após Diana ter usado o suéter e causado impacto no guarda-roupa básico, o Palácio de Buckingham enviou um memorando para Osbourne e a co-fundadora da marca, Sally Muir, observando que o punho do suéter estava danificado. A residência real solicitou à empresa que substituísse ou reparasse a peça de lã, pois Diana era apaixonada pelo suéter.
“É interessante que houvesse especulações sobre o quanto ela amava o suéter, mas as cartas realmente comprovam isso”, disse Houlton. Ela acrescentou que a Warm & Wonderful enviou um cardigã novinho em folha para Diana, o que a deixou extremamente feliz.
De fato, em 1983, Diana foi flagrada usando o suéter substituto, combinando-o com calças brancas. Recentemente, em março, Osbourne estava procurando por padrões em seu sótão e encontrou uma caixa contendo o primeiro suéter rasgado que o Palácio havia devolvido em 1981.
“A marca estava em plena ascensão nos anos 80 e eles simplesmente presumiram que o suéter havia sido enviado para outro comprador. Eles achavam que havia sido consertado, mas, na verdade, havia sido esquecido nessa caixa por 40 anos”, continuou Houlton. Segundo ela, estima-se que o produto seja arrematado por um valor entre US$ 50 mil e US$ 80 mil. O leilão está programado para ocorrer entre 31 de agosto e 14 de setembro.
Tanto o item quanto as cartas do Palácio de Buckingham serão exibidos pela primeira vez nas galerias da Sotheby’s London de 17 a 19 de julho. Em seguida, os artefatos seguirão para a sede da empresa em Nova York, em setembro.
“Portanto, este item nunca foi colocado no mercado antes. Esta é a primeira vez que ele estará disponível”, afirmou Houlton. “Se você é a princesa Diana, certamente tem acesso a muitas peças de vestuário para escolher usar. E o fato de ela querer uma substituição e, novamente, dois anos depois, usar exatamente o mesmo suéter substituto, mostra o quanto essa peça significava para ela”, destacou.
Houlton continuou: “Realmente, há muito poucos ícones da moda, e Diana está sempre no topo dessa lista. Este é verdadeiramente o item de moda mais icônico que ela escolheu usar”. (Fonte: NY Post)
As roupas de Diana estão agora expostas na Sotheby’s London Galleries.Guy Bell/Shutterstock
Ela ostentou seu suéter substituto de “ovelha negra” em 1983.Getty Images