Projeto horta comunitária, da Prefeitura de Goiânia, é apresentado na 76º Exposição Agropecuária
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), apresenta, no espaço Vila Agro Cultural, no parque de exposições agropecuárias, o projeto Horta Comunitária. No stand, os visitantes conhecerão detalhes sobre esse trabalho, que já beneficiou mais de 650 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, nos últimos dois anos e meio.
Durante a visita, será possível levar para casa mudas de hortaliças cultivadas pela prefeitura, como cebolinha, cinco variedades de alfaces, espinafre, berinjela, quiabo, jiló, coentro, brócolis, couve flor, agrião, rúcula e salsinha.
O projeto foi reformulado durante a gestão do prefeito Rogério Cruz, e chegou à marca de 50 toneladas de alimentos produzidos. Além das famílias cadastradas, parte da produção é destinada para o Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS), que faz o repasse para as 198 instituições filantrópicas beneficiadas pelo projeto.
“Esse é um projeto formidável, em que os próprios servidores da Sedec são responsáveis por todo o processo de manejo dos alimentos e não utilizam nenhum tipo de insumo químico ou veneno no plantio. A forma de cultivo tem como foco a saúde das pessoas e o respeito à natureza”, destaca o secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa, Diogo Franco.
As hortas comunitárias são de responsabilidade da Sedec, por meio da Gerência de Assistência Técnica Rural e Fomento à Agricultura Familiar. Os canteiros foram montados em áreas ociosas no Paço Municipal, Cras Bairro Floresta, Setor Recanto do Bosque e Conjunto Riviera. Recentemente, o projeto foi implantado no complexo prisional de Aparecida de Goiânia, onde os próprios detentos aprenderam as técnicas de plantio.
“Esse projeto serve de exemplo para estimular o cultivo de hortaliças em pequenos espaços em casa, para complementar e melhorar a alimentação da família. Nós, da Sedec, já estamos com o projeto para ensinar as pessoas cadastradas as técnicas de cultivo”, ressalta o gerente de Assistência Técnica Rural e Fomento a Agricultura Familiar, Weliton Carlos Pereira.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec)