Prefeitura de Goiânia faz pintura de 680 mil metros lineares de meios-fios, em 15 dias de atividades da Frente de Ações Urbanas

A Prefeitura de Goiânia pintou 680 mil metros lineares de meios-fios durante 15 dias de atividades da Frente de Ações Urbanas. O serviço é executado por intermédio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que ganhou reforço nos últimos dias com equipes disponíveis nos turnos diurno e noturno. A pintura ocorre com equipamento chamado “trapizomba”, maquinário projetado especificamente para a produção desta tarefa.

Segundo o presidente da Comurg, Alisson Borges, a produtividade maior ocorre no período de estiagem. A operação é executada dentro dos mesmos perímetros atendidos pela varrição de vias e logradouros públicos. “A pintura é executada preferencialmente à noite, para não atrapalhar o trânsito durante o dia, mas, durante a Frente de Ações da Prefeitura, montamos equipes em diferentes turnos”, explica.

Conforme ressalta Borges, antes da pintura é realizado serviço de frisagem, que consiste na capinação e remoção de barro, sujeiras e raízes entre as faixas do meio-fio e sarjeta. Em seguida, outra equipe faz a varrição e retirada do lixo excedente, deixando as guias expostas para receber acabamento com a coloração branca.

“Apesar de parecer um serviço aparentemente simples, a pintura de meio-fio é um trabalho que requer técnica especial para evitar desperdício de material e ter um bom acabamento”, observa. “O meio-fio pintado pode evitar acidentes de trânsito, além de ser demarcador limítrofe de responsabilidade do poder público e dever do cidadão de manter a calçada limpa e varrida”, diz Borges.

Geralmente, a equipe de trabalho é formada por 12 pessoas especializadas na atividade. Cada grupo é composto de seis colaboradores, caçambas, tratores, equipamentos manuais e cal virgem. A frequência de execução do serviço é priorizada em locais com grande fluxo de pedestres e de veículos, na contenção lateral das vias de tráfego, pavimentos, canteiros, jardins, passeios e estacionamentos.

O maquinário utilizado, a trapizomba, tem capacidade para pintar até 40 metros de meio-fio por minuto, e é rebocável por um trator de pequeno e médio porte. Em média, a cada 20 quilos de cal, é alcançado o rendimento de 340 metros quadrados.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia