Twitter caça usuário do Github que postou código-fonte online

NOVA YORK (AP) – Algumas partes do código-fonte do Twitter – o código de computador fundamental no qual a rede social é executada – vazaram online, disse a empresa de mídia social em um processo legal relatado pela primeira vez pelo The New York Times.

De acordo com o documento legal, arquivado pela primeira vez no Tribunal Distrital do Distrito Norte da Califórnia na sexta-feira, o Twitter pediu ao GitHub, um serviço de hospedagem na Internet para desenvolvimento de software, que removesse o código onde foi postado. A plataforma obedeceu e disse que o conteúdo havia sido desativado, de acordo com o processo.

O Twitter, com sede em San Francisco, observou no processo que as postagens infringem os direitos autorais detidos pelo Twitter.

A empresa também pediu ao tribunal para identificar o suposto indivíduo ou grupo que postou as informações sem a autorização do Twitter. Ele está procurando nomes, endereços, números de telefone, endereços de e-mail, dados de perfil de mídia social e endereços IP associados à conta de usuário “FreeSpeechEnthusiast”, que é suspeita de estar por trás do vazamento. O nome é uma aparente referência ao proprietário bilionário do Twitter, Elon Musk, que se descreveu como um absolutista da liberdade de expressão.

É difícil saber se o vazamento representa um risco imediato de segurança cibernética para os usuários, disse Lukasz OIejnik, pesquisador e consultor independente de segurança cibernética, mas ele disse que a violação ressalta a turbulência interna na empresa.

“Embora este seja o código-fonte interno, incluindo ferramentas internas, o maior risco imediato parece ser de reputação”, disse Olejnik. equipes, disse ele.

Musk havia prometido no início deste mês que o Twitter abriria o código-fonte de todo o código usado para recomendar tweets em 31 de março, dizendo que as pessoas “descobrirão muitas coisas bobas, mas corrigiremos os problemas assim que forem encontrados!” Ele acrescentou que ser transparente sobre o código do Twitter será “incrivelmente embaraçoso no começo”, mas resultará em “melhoria rápida na qualidade da recomendação”.

O vazamento cria outro desafio para Musk, que comprou o Twitter em outubro por US$ 44 bilhões e fechou o capital da empresa. Desde então, o Twitter mergulhou no caos , com demissões em massa e um êxodo de anunciantes com medo de serem expostos na plataforma a regras mais frouxas sobre postagens potencialmente inflamatórias.

Enquanto isso, a Federal Trade Commission está investigando as demissões em massa de Musk no Twitter e tentando obter suas comunicações internas como parte da supervisão contínua das práticas de privacidade e segurança cibernética da empresa de mídia social, de acordo com documentos descritos em um relatório do Congresso. (Fonte: Ap News)