Herdeira de Hong Kong processa dono de galeria por pintura de Banksy

Uma herdeira da gigante de bebidas de Hong Kong Vitasoy International está processando uma proeminente dona de galeria, dizendo que pagou US$ 613.000 por uma pintura de Banksy que nunca foi entregue, de acordo com uma ordem judicial apresentada esta semana.

Karen Lo, cujo avô fundou a Vitasoy, especializada em leite de soja e bebidas à base de suco, disse que Pearl Lam, a dona da galeria, representou falsamente que comprou a pintura “Mostre-me o Monet” de Banksy em nome de Lo, de acordo com o mandado.

O escritório de Lam disse à Reuters que era um “assunto privado e lamentamos que esteja sendo discutido na imprensa.

É claro que oferecemos um reembolso total e estamos ansiosos para resolver esse problema imediatamente”. Não deu mais detalhes.

A pintura de 2005 do artista britânico é um “remix” de uma obra-prima do pintor impressionista Claude Monet.

Foi vendido em um leilão da Sotheby’s em outubro de 2020 por mais de 7,5 milhões de libras, muito acima de um preço de venda estimado de 3 a 5 milhões de libras.

A pintura de 2005 do artista britânico é um “remix” de uma obra-prima do pintor impressionista Claude Monet.
AFP via Getty Images

Lam é um dos mais de 170 proprietários de galerias que participam da Art Basel Hong Kong esta semana.

O governo de Hong Kong deu as boas-vindas à feira de arte enquanto tenta revigorar a economia após uma queda de quase três anos devido a fatores como os rígidos bloqueios do COVID, uma fronteira fechada com a China e uma repressão à segurança. (Fonte: Ny Post)