Disneylândia retira ‘Zip-a-Dee-Doo-Dah’ do desfile no último aceno acordado

A Disney retirou discretamente sua amada música “Zip-a-Dee-Doo-Dah” de suas apresentações diárias no desfile do parque – porque a música cativante está ligada ao filme de 1946 “Song of the South”.

Em meio a uma reforma no parque de diversões, os visitantes da Disneylândia não ouvirão mais a música icônica durante seu popular desfile Magic Happens, duas vezes ao dia.

Em vez disso, a lista de reprodução do desfile agora apresentará uma música do filme “Peter Pan”.

“Song of the South”, que se passa em uma plantação da Geórgia, foi amplamente criticada ao longo dos anos por ter conotações raciais e oferecer uma visão romantizada do Sul durante a Reconstrução.

Mas a música em si – completa com a letra animada “Zip-a-dee-doo-dah, zip-a-dee-ay. Meu, oh, que dia maravilhoso ”- não foi criticado por ser racista.

A Disney não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do The Post na terça-feira sobre sua pressão para remover a popular música “Zip-a-Dee-Doo-Dah”.

A decisão, relatada pela primeira vez pelo LA Times , segue a decisão do parque temático de aposentar o passeio Splash Mountain de 33 anos em meio a críticas em torno do filme “Song of the South” no qual foi baseado.

Quando a atração final foi realizada no parque Disney World, na Flórida, em janeiro, multidões foram filmadas cantando em voz alta a música “Zip-a-Dee-Doo-Dah”.

O passeio Splash Mountain, que ainda permanece operacional na Disneylândia por enquanto, se tornará Tiana’s Bayou Adventure, que é baseado no filme de 2009 “A Princesa e o Sapo”, em ambos os parques no próximo ano.

Ainda não está claro quando a Splash Mountain fará seu último passeio no parque de Anaheim.

A mudança é apenas a mais recente em uma onda de acertos de contas na Disney.  

O CEO da Disney, Bob Iger, anunciou em março de 2020 que “Song of the South” seria retirado do serviço de streaming Disney + porque as “representações culturais desatualizadas” essencialmente o tornavam inapropriado no mundo de hoje.

Na semana passada, os críticos também acusaram a Disney de forçar uma agenda acordada depois que o trailer do próximo filme live-action “Peter Pan & Wendy” mostrou que garotas interpretariam os Garotos Perdidos.   (fonte: Ny Post)