Alego instala 20ª Legislatura em sessão solene

Com a presença de autoridades, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto, comandou a sessão solene de instalação da primeira Sessão Legislativa da 20ª Legislatura na tarde desta quarta-feira, 15. Pelo Regimento Interno da Casa, os deputados tomaram posse do dia 1º de fevereiro e os trabalhos do plenário têm início nesta data. O secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, entregou o Plano de Metas para 2023. Ele fez um discurso onde resumiu os principais pontos do documento.

A solenidade de instalação da 20ª Legislatura foi realizada nesta quarta-feira, 15, diretamente do Plenário Iris Rezende, no Palácio Maguito Vilela. Sob a direção do presidente Bruno Peixoto (UB), a mesa solene contou com a presença das seguintes autoridades: o secretário-chefe da Governadoria, Adriano Rocha Lima, representando o governador Ronaldo Caiado (UB); o secretário particular e chefe de gabinete, José Alves Firmino, representante do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; o procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi; e o chefe de gabinete, Jorge Luiz Ramos Caiado, representante do secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Luis Pinchemel. A banda da Polícia Militar executou o Hino Nacional, no início da sessão.

Representando a oposição, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) abriu os discursos da tarde, destacando os princípios que considera norteadores da bancada. A lisura, a determinação e o respeito aos cidadãos goianos foram prerrogativas citadas.  O parlamentar também ressaltou a importância da pluralidade de pensamentos. “Quem pensa diferente de mim não é meu inimigo, mas sim meu parceiro. E quem ganha com essa civilidade? O povo goiano! ”, afirmou.

A melhoria da saúde e o combate à fome foram defendidas como as principais bandeiras de luta no estado. “Levantamento da Fundação Getúlio Vargas mostrou que Goiás é o quinto estado onde a pobreza mais cresceu. São cerca de um milhão e 700 mil pessoas vivendo na pobreza extrema”. E arrematou: “a força de um povo se mede pelo bem-estar dos pobres. E quem tem fome, tem pressa”.

Paulo Cezar reiterou a importância do Parlamento frente ao combate de todos os problemas apontados. “O nosso papel é contribuir, com urbanidade, pacificação e cooperativismo, para que a vida pública goiana seja fiscalizada pelos cidadãos e, em maior medida, por nós. Estamos aqui pelo maior poder do povo: o voto”, encerrou.

Em seguida, foi a vez do deputado Amilton Filho (MDB) fazer seu pronunciamento em nome da bancada de situação. Ele destacou os compromissos do Executivo com a área social e combate à fome, apontando a entrega de mais 1,2 milhão de cestas básicas e enaltecendo programas como o Mães de Goiás, o Aluguel Social e o Nordeste Solidário.

Amilton repercutiu também os avanços de Goiás no ensino público, destacando a reforma e ampliação de todas as 1.049 unidades escolares estaduais, as bolsas escolares e a valorização dos profissionais da área.

O parlamentar também citou conquistas na área da saúde. “Acompanho a realidade dos municípios mais carentes, podendo constatar a transformação que as policlínicas vêm fazendo nessas localidades, encurtando distâncias e facilitando a vida dos pacientes mais necessitados. E vejo ainda o legado que a crise da Covid-19 deixou com as novas UTIs no interior do Estado, e a transformação que as unidades hospitalares regionais, como o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu, tem feito por Goiás”, comentou.

O emedebista destacou, ainda, melhorias alcançadas na Segurança Pública, comemorando redução em diversos índices de violência, do homicídio ao roubo. “Isso é graças a um Governo que teve a Segurança Pública como prioridade. A segurança na prática faz a diferença na vida do cidadão”, frisou.

Para encerrar, o vice-presidente das Comissões Mista e de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) renovou votos para o novo período legislativo que se inicia. “Porque entregamos, na Legislatura passada, um Estado muito melhor do que pegamos, o nosso desafio neste mandato é entregar um Estado melhor ainda. Então, quero convidar a todos os senhores a arregaçarmos as mangas e irmos à luta por um Estado melhor”, arrematou.

Discursando em nome do governador, o deputado Wilde Cambão (PSD), líder do governo na Alego, ressaltou a importância das diferenças de perspectivas para a construção de um Parlamento forte, e afirmou que as diversas ideologias políticas devem ter sempre como horizonte comum o bem da coletividade.

Como principal interlocutor dos Poderes Legislativo e Executivo, Cambão lembrou que a meta do governador Ronaldo Caiado, neste novo mandato, será a erradicação da fome no estado. E terminou enaltecendo pontos que considera fortes na atual gestão governamental. “Costumo dizer que as grandes obras, a ação social, os projetos são muito importantes. Mas o grande legado é o da honestidade”, ponderou.

A solenidade desta tarde marcou o retorno dos trabalhos parlamentares, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e, com isso, a volta das atividades ordinárias em plenário. Durante a solenidade, o Governo do Estado encaminhou à Casa o Plano de Metas para 2023.

A sessão solene foi encerrada, após convocação de outra extraordinária para deliberação de matérias em pauta.

Plano de Metas

O secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, foi o encarregado de entregar relatório sobre as atividades do Executivo ao longo dos últimos quatro anos e o Plano de Metas para 2023. Ao cumprir o protocolo, o chefe da pasta fez um discurso onde resumiu os principais pontos do documento.

Um dos programas citados por Adriano é o Goiás da Saúde Integral. Segundo ele, o Governo investiu com intensidade em Saúde, colocando o estado em destaque nessa área no cenário nacional. Uma das estratégias foi a descentralização do atendimento, mesmo em áreas mais complexas. Citou como exemplo o hospital de Uruaçu, que hoje é um centro de referência oncológica no Estado de Goiás, além de seis policlínicas espalhadas por diversas regiões, onde os pacientes podem fazer hemodiálise e diversos outros procedimentos sem ter que ficar se deslocando para Goiânia.

O secretário comentou também sobre o recente lançamento da construção do Hospital do Câncer, cuja primeira etapa, a pediátrica, ficará pronta no ano que vem. Segundo ele, esta unidade terá capacidade de atender até 25 milhões de pacientes, absorvendo demandas, inclusive, de outros estados vizinhos.

Adriano apontou, ainda, o programa Goiás na Educação Plena e destacou a importância de investimentos na área para o alcance da mobilidade social. “Mas isso não se constrói de uma hora para outra, os resultados vêm a longo prazo”, arrematou.

O secretário seguiu anunciando outras iniciativas destacadas na atual gestão. Programas como o Goiás da Paz, terão como mote a intensificação das ações para redução da violência contra a mulher. Já o Fundo Protege, que tem como missão reverter incentivos fiscais em benefícios combate à pobreza, contará com recursos cinco a seis vezes superior aos alcançados em anos anteriores. “A recuperação fiscal que ocorreu nestes quatro anos nos colocou em condições de fazer agora muito mais do que foi feito. Mais do que recursos, temos agora um estado estruturado”, finalizou. (Agência Assembleia de Notícias)