Kansas City vence o Super Bowl 2023

GLENDALE, Arizona (AP) – Patrick Mahomes se livrou de uma lesão no tornozelo, voltou a ser um mágico e conseguiu outra virada no maior palco para ajudar o Kansas City Chiefs a vencer seu segundo Super Bowl em quatro anos.

Mahomes lançou dois passes para touchdown no quarto período e subiu 26 jardas antes de Harrison Butker chutar um field goal de 27 jardas com 8 segundos restantes para dar aos Chiefs uma vitória de 38-35 sobre o Philadelphia Eagles na noite de domingo.

Mahomes e Hurts se destacaram no primeiro confronto do Super Bowl com dois QBs titulares negros. Mas Mahomes, duas vezes MVP da AP NFL, melhorou no segundo tempo depois de agravar uma torção no tornozelo direito.

O técnico do Chiefs, Andy Reid, que não conseguiu vencer o grande jogo na Filadélfia, derrotou seu ex-time para ganhar seu segundo anel com Mahomes e os Chiefs.

Com o placar empatado em 35 a 35, os Eagles tentaram deixar o Chiefs marcar um touchdown com menos de dois minutos restantes para que pudessem recuperar a bola. Mas Jerick McKinnon escorregou no 2, forçando os Eagles a usar seu último tempo limite.

Depois que Mahomes se ajoelhou duas vezes, Butker acertou em cheio, deixando milhares de torcedores do Chiefs vestidos de vermelho em um frenesi.

Os Chiefs venceram seu segundo Super Bowl após a temporada de 2019, 50 anos após o primeiro. Demorou apenas três anos para conseguir outro Lombardi.

Os torcedores do Chiefs estavam em menor número no estádio, mas fizeram sua parte para silenciar os barulhentos torcedores do Philly com o canto da machadinha.

Perdendo por 24 a 14 com um manco Mahomes, os Chiefs acompanharam a performance eletrizante de Rihanna no intervalo com uma sensacional explosão ofensiva.

Mahomes, que sofreu uma entorse no tornozelo na rodada divisional, machucou-o novamente em uma corrida de 3 jardas no final do segundo quarto. Ele saiu mancando do campo, mas não mostrou efeitos nocivos na posse seguinte de Kansas City.

Mahomes escorregou – vários jogadores perderam o equilíbrio na superfície da grama natural – no bolso, mas de alguma forma recuperou o equilíbrio e subiu 14 jardas para os Eagles 4, estabelecendo a corrida de TD de 1 jarda de Isiah Pacheco que reduziu o déficit para 24-21.

Depois que o field goal de 33 jardas de Jake Elliott estendeu a vantagem do Filadélfia para 27-21, o Chiefs atacou novamente.

Mahomes lançou um passe TD de 5 jardas para um aberto Kardarius Toney para dar a Kansas City sua primeira vantagem, 28-27, no início do quarto período.

Os Chiefs reforçaram sua defesa, forçando Philly a chutar. Então Toney devolveu um chute de linha de 65 jardas para os Eagles 5 para o retorno de punt mais longo da história do Super Bowl.

Na terceira descida do 4, Mahomes conectou com Skyy Moore para estender sua liderança para 35-27. Moore também foi aberto na peça.

Mas os Eagles não iriam embora.

Hurts atingiu DeVonta Smith para um ganho de 46 jardas para o Chiefs e correu para sua terceira pontuação no jogo. Ele também correu para a conversão de 2 pontos para empatar em 35-35 com 5:15 para o fim.

Como “Voa! Águias! Voar!” reverberou por todo o estádio, Mahomes e os Chiefs voltaram ao trabalho.

Mahomes, de 27 anos, se tornou o terceiro jogador a ganhar seu segundo prêmio NFL MVP antes dos 28 anos. Ele também se tornou o QB mais jovem a iniciar três Super Bowls. Então, Mahomes se tornou o primeiro jogador a vencer o Super Bowl na mesma temporada em que foi MVP, após nove derrotas consecutivas.

Apenas cinco anos depois de vencer o primeiro Super Bowl na história da franquia, os Eagles chegaram perto com um novo técnico – Nick Sirianni – e um novo quarterback – Hurts.

Hurts estabeleceu um recorde do Super Bowl com 70 jardas corridas e empatou um recorde com três pontuações corridas.

Os Eagles marcharam 75 jardas pelo campo com Hurts marcando de 1 para uma vantagem de 7 a 0 e controlando a bola por quase 22 minutos no primeiro tempo.

Hurts, que perdeu dois jogos no final da temporada devido a uma lesão no ombro, não teve problemas para lançar uma bola profunda perfeita para AJ Brown, dando aos Eagles uma vantagem de 14 a 7 com uma conexão de 45 jardas na primeira jogada do segundo quarto.

Mas Hurts então cometeu um erro raro na próxima investida, quando se atrapalhou sem ser atingido enquanto se afastava da pressão. Nick Bolton o pegou e correu 36 jardas para um placar que fez 14-14. Hurts teve apenas oito turnovers nesta temporada, seis escolhas e dois fumbles.

Implacável, Hurts continuou correndo.

Ele disparou para 14 jardas na primeira jogada após o fumble. Na quarta para 5 do Chiefs 44, Hurts correu 28 jardas. Ele finalizou a corrida com uma corrida TD de 4 jardas para colocar a Filadélfia à frente por 21-14.

Elliott chutou um field goal de 35 jardas para enviar os Eagles para o intervalo vencendo por 24-14.

Mahomes conectou com Travis Kelce em um passe TD de 18 jardas no canto direito para empatar em 7–7 no primeiro quarto. O tight end do Chiefs All-Pro e o pivô do Eagles All-Pro, Jason Kelce, se tornaram o primeiro grupo de irmãos a jogar um contra o outro no Super Bowl.

A mãe deles, Donna Kelce, usava uma camisa meio vermelha, meio verde com o número 87 na frente para Travis e o número 62 nas costas para Jason. Ela se sentou em uma suíte entre o comissário da NFL Roger Goodell e Damar Hamlin.

Os torcedores dos Eagles transformaram o State Farm Stadium em um mar verde, gritando “EAGLES!” e cantando a canção de luta do time após cada placar. Mas eles saíram desapontados.

Reid venceu mais jogos do que qualquer outro técnico na história da equipe durante 14 temporadas com os Eagles, mas o único problema contra ele era que ele não poderia vencer o grande. Reid finalmente ganhou seu anel com os Chiefs quando eles venceram San Francisco no Super Bowl após a temporada de 2019. Eles voltaram no ano seguinte e perderam para Brady e o Tampa Bay Buccaneers.

O primeiro Super Bowl envolvendo os dois primeiros colocados desde que os Eagles venceram os Patriots em fevereiro de 2018 correspondeu ao seu hype. Foi a terceira maior pontuação do Super Bowl e os Eagles marcaram mais pontos por um time perdedor.

Muitas celebridades usavam os fãs dos Eagles, incluindo Bradley Cooper e Kevin Hart, que usava uma camisa Reggie White nº 92.

Paul McCartney e LeBron James também estavam na multidão de 67.827. (Fonte: AP News)