Uma ex-datilógrafa de campos de concentração nazista conhecida como “Secretária do Mal” foi condenada por um tribunal alemão por seu papel em mais de 10 mil assassinatos durante o Holocausto.
Irmgard Furchner, de 97 anos, foi considerada culpada na terça-feira por cumplicidade na morte de 10.505 pessoas em Stutthof, o campo de concentração perto de Gdansk, na Polônia, onde atuou como datilógrafa e estenógrafa de 1943 a 1945, informou a BBC .
Furchner, que foi julgada como menor porque tinha menos de 21 anos quando trabalhava no campo, foi condenada a dois anos de prisão com pena suspensa.
Embora os advogados de Furchner negassem repetidamente que ela tinha conhecimento das atrocidades do regime nazista, o juiz Dominik Gross, do Tribunal Regional de Itzehoe, no norte da Alemanha, decidiu que ela estava ciente das intenções assassinas do campo.
Após vários meses de processos judiciais que foram inicialmente adiados por sua tentativa de fuga em setembro de 2021, Furchner quebrou o silêncio sobre seu tempo em Stutthof no início deste mês.
“Sinto muito por tudo o que aconteceu”, ela disse ao tribunal, com o rosto amplamente coberto por uma máscara e óculos escuros. “Eu me arrependo de estar em Stutthof naquela época.”
Com informações NY Post