Julgamento das fotos do acidente de helicóptero de Kobe Bryant começa nesta quarta-feira

http://

A batalha legal de Vanessa Bryant contra o condado de Los Angeles pelas horríveis fotos do acidente de helicóptero supostamente compartilhadas pelos socorristas começa na quarta-feira.

Bryant, 40, afirma que os deputados divulgaram fotos gráficas dos restos mortais de seu marido, Kobe Bryant, membro do Hall da Fama da NBA, depois que ele foi morto em um acidente de helicóptero com sua filha de 13 anos e outras sete pessoas em janeiro de 2020.

A mãe – que compartilhou outras três filhas com a estrela do basquete – alega que o vice do xerife do condado de LA, Joey Cruz, compartilhou imagens do cadáver de Kobe para barrar clientes “sem qualquer propósito governamental legítimo”.

Bryant também afirma em seu processo que ela tem o direito constitucional às imagens.

“Sra. Bryant se sente mal ao pensar que os deputados do xerife, bombeiros e membros do público ficaram boquiabertos com imagens gratuitas de seu falecido marido e filho ”, de acordo com o processo.

“Ela vive com medo de que ela ou seus filhos um dia confrontem imagens horríveis de seus entes queridos online.”

De acordo com documentos judiciais obtidos pelo The Post, as testemunhas que poderiam ser chamadas para depor incluem Bryant, o xerife do condado de LA Alex Villanueva e o gerente geral do LA Lakers Rob Pelinka, que era um dos amigos mais próximos de Kobe Bryant.

Bryant está buscando milhões não especificados em compensação por negligência, estresse emocional e invasão de privacidade.

O pai e a filha estavam entre as nove pessoas que morreram no acidente em 26 de janeiro de 2020, nos arredores de Calabasas, na Califórnia. A lenda do basquete tinha 41 anos.

De acordo com o National Transportation Safety Board, a “desorientação espacial” do piloto foi a causa provável da tragédia.

O juiz distrital dos EUA John Walter consolidou o processo de Bryant com uma reclamação semelhante apresentada pelo consultor financeiro de Orange County, Chris Chester, que também perdeu sua esposa Sarah e sua filha de 13 anos, Payton, no acidente.

Gianna Bryant e Payton eram companheiros de equipe no time de basquete Mamba Sports Academy, treinado por Kobe Bryant.

Os advogados que representam o condado de Los Angeles escreveram em um julgamento que não há evidências de que as imagens tenham sido compartilhadas publicamente. Eles argumentaram ainda que, como as imagens nunca foram veiculadas na mídia ou publicadas on-line, Bryant e Chester não podem processar por “dano hipotético” por medo de que as imagens possam ressurgir no futuro.

“Não há evidências de que os funcionários do condado tenham uma prática ‘persistente e generalizada’ de compartilhar ‘imagens de morte’ dentro do LASD ou LACFD”, escreveram os advogados do condado no depoimento.

“Esta foi a primeira vez que LASD ou LACFD confrontaram alegações de compartilhamento impróprio de fotos e tomaram as medidas apropriadas. Todas as ações visavam prevenir danos, não causá-los.”

Os advogados que representam o condado de Los Angeles escreveram em um julgamento que não há evidências de que as imagens tenham sido compartilhadas publicamente.

O xerife Villanueva testemunhou durante um depoimento que disse a seu pessoal para “se livrar” das fotos para garantir que as imagens horríveis não circulassem, de acordo com o Los Angeles Daily News.

“Posso dizer isso – que o problema em questão eram as imagens saindo e prejudicando as famílias”, disse Villanueva.

“Tomo decisões com base na ameaça imediata, que é um mal que essas fotos podem causar à família. Não tomo uma decisão com base no fato de que posso ser processado seis meses depois. Isso é absurdo.”

O juiz Walter indicou que o julgamento levaria cerca de uma semana e seria dividido em duas fases, de acordo com o City News Service.

A primeira fase do julgamento abordaria as alegações federais de Bryant de que a captura e divulgação de fotos por funcionários do condado violavam seus direitos constitucionais. As reivindicações da lei estadual seriam discutidas na segunda fase.

Fonte: NYPost