Goiás: Geração Z lidera crescimento em renegociações de dívidas, aponta Serasa

Um levantamento da Serasa revelou que a Geração Z (jovens entre 18 e 27 anos) foi o público que mais cresceu nas negociações de dívidas em Goiás no primeiro semestre de 2025. O aumento foi de 14,8% em comparação com 2024, evidenciando uma tendência de maior preocupação dos jovens com o equilíbrio financeiro.

Segundo a Serasa, o avanço está relacionado tanto ao maior acesso ao crédito por esse grupo quanto à conscientização sobre a importância de regularizar pendências para manter um bom histórico no mercado.

Perfil das dívidas

  • Cartões de crédito e bancos concentraram a maior parte das negociações, seguidos pelo varejo e telecomunicações.

  • Em Goiás, mais de 1,8 milhão de pessoas têm contas em atraso, mas a adesão da Geração Z ao programa de renegociação mostra uma mudança de comportamento entre os mais jovens.

Especialistas alertam

Economistas destacam que o aumento da participação da Geração Z nas negociações pode ser positivo a longo prazo, já que reflete maior consciência sobre o impacto do endividamento no futuro. No entanto, também é um sinal de que essa faixa etária está mais exposta ao consumo acelerado e ao crédito fácil.

“É uma geração que entra cedo no mercado de consumo digital e, consequentemente, também no crédito. A negociação é um passo importante, mas a educação financeira precisa caminhar junto”, ressalta a análise da Serasa.

Goiás em destaque

O estado segue a tendência nacional, mas apresenta um ritmo acima da média do país no crescimento da participação jovem nas renegociações. Para especialistas, esse comportamento pode estar ligado tanto ao dinamismo do mercado de trabalho local quanto ao alto uso de serviços digitais de pagamento e crédito.