PRF apreende medicamento Mounjaro vendido ilegalmente para emagrecimento em ônibus em Goiás

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na segunda-feira (11), oito unidades de canetas Mounjaro, medicamento utilizado no tratamento de diabetes tipo 2, mas frequentemente comercializado de forma irregular para fins de emagrecimento. A apreensão ocorreu durante fiscalização a um ônibus interestadual na BR-153, em Jaraguá, região central de Goiás.

O veículo fazia a rota de Goiânia a Marabá (PA) quando foi abordado. No compartimento de cargas, agentes encontraram uma caixa de isopor sem nota fiscal, contendo as canetas e quatro perfumes. Segundo a PRF, cada unidade pode ultrapassar o valor de R$ 2 mil no mercado ilegal.

A carga, despachada na capital goiana sem comprovação de origem, foi encaminhada para a Polícia Civil, que investigará remetente e destinatário.

Alto potencial de perda de peso aumenta procura
O Mounjaro, cujo princípio ativo é a tirzepatida, foi aprovado pela Anvisa exclusivamente para controle da glicemia em pacientes com diabetes tipo 2. O medicamento atua imitando hormônios que regulam o açúcar no sangue e a saciedade, podendo provocar perda de peso significativa.

Estudos apontam redução de até 20% no peso corporal, o que tem levado ao aumento da procura para uso estético. No entanto, médicos alertam que, além de não ser autorizado para obesidade no Brasil, os resultados podem ser revertidos com a interrupção do tratamento, sendo essenciais hábitos saudáveis para manutenção do peso.