
Senador Marcos do Val usará tornozeleira eletrônica após viajar ao exterior sem autorização do STF
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) começará a usar tornozeleira eletrônica a partir desta segunda-feira (4), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi imposta após o parlamentar descumprir ordem judicial e deixar o país sem autorização, permanecendo cerca de dez dias nos Estados Unidos.
Ao retornar ao Brasil, Do Val foi abordado pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto de Brasília, em ação que integra uma investigação em curso no STF. O parlamentar havia solicitado permissão para viajar com a família a Orlando, mas o pedido foi negado por Moraes, que ressaltou que as medidas cautelares impostas ao senador continuavam válidas.
Apesar da negativa, Do Val embarcou durante o recesso parlamentar. Em nota divulgada à época, alegou que sua viagem foi comunicada previamente ao STF, ao Ministério das Relações Exteriores e ao Senado, e que estaria com documentação regular.
O senador é alvo de um inquérito que investiga ataques e ofensas à Polícia Federal. Em agosto de 2023, Moraes determinou a apreensão de seus passaportes — incluindo o diplomático — e o bloqueio de R$ 50 milhões em seus bens. Na ocasião, a PF cumpriu mandados de busca em endereços ligados ao senador, mas não localizou os passaportes, que estariam em seu gabinete no Senado.