
Polícia Civil fecha fábrica clandestina de ração animal em Goiânia
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (DECON), em ação conjunta com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), deflagrou nesta quarta-feira (4) uma operação para combater a produção e comercialização de produtos veterinários impróprios ao consumo, que continham certificados falsos.
Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e fiscalização em um estabelecimento comercial suspeito. No local, os agentes descobriram um ponto clandestino de manipulação, fabricação e venda ilegal de ração nutricional para animais.
Além das rações prontas, as autoridades apreenderam matéria-prima, embalagens e maquinário utilizados na produção dos itens, todos inadequados para o consumo animal e humano.
Segundo a investigação, os produtos eram divulgados e distribuídos em larga escala, especialmente na Região Metropolitana de Goiânia. Especialistas alertam que o consumo dessas rações pode causar sérios danos à saúde dos animais e até comprometer a segurança alimentar humana, em casos de contaminação indireta.
Os responsáveis foram levados à delegacia, e um inquérito policial foi instaurado para apurar crimes contra as relações de consumo, falsificação e possível risco à saúde pública.