PRF apreende 70 pássaros transportados irregularmente em ônibus na BR-153, em Porangatu

Carga incluía aves silvestres, exóticas e domésticas; responsável não tinha documentação adequada

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite desta quarta-feira (21), cerca de 70 aves que eram transportadas de forma irregular dentro de sacolas, em um ônibus interestadual na BR-153, em Porangatu (GO).

Durante uma fiscalização de rotina, os agentes abordaram o veículo que fazia a rota entre São Paulo e Maranhão. Durante a vistoria, perceberam três sacolas suspeitas próximas a um passageiro, um homem de 72 anos.

Ao abrir os volumes, os policiais encontraram cinco gaiolas com aproximadamente 70 pássaros de diversas espécies, incluindo aves silvestres, exóticas e domésticas. O homem apresentou um Guia de Trânsito Animal (GTA), que autorizava o transporte de apenas 50 aves, mas não possuía qualquer outro documento que comprovasse a origem legal dos animais.

Responsável responderá por crime ambiental

Diante das irregularidades, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o suspeito, que responderá por crime ambiental. As aves foram entregues aos órgãos ambientais competentes, que farão a avaliação veterinária, o manejo e a destinação adequada.

A PRF reforça que o transporte de animais sem a documentação exigida configura crime ambiental, além de colocar em risco a saúde dos animais e contribuir para o tráfico de fauna.