
Jandaia sedia abertura do Circuito Centro-Oeste de Parapente com pilotos de todo o Brasil
A cidade de Jandaia, em Goiás, será palco da etapa de abertura da 4ª edição do Circuito Centro-Oeste de Parapente (CICO), entre os dias 18 e 20 de abril. O evento deve reunir cerca de 150 pilotos de diversas regiões do Brasil e de outros países, como Chile, Alemanha, Polônia e Colômbia. A competição é considerada uma das mais expressivas do voo livre no país.
O campeonato conta com apoio do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, e das prefeituras das cidades-sede. Após Jandaia, o circuito segue para Jaraguá (30/04 a 04/05) e Formosa (18 a 22/06).
Evento esportivo e cultural
Além das competições aéreas, Jandaia oferecerá uma programação cultural e esportiva gratuita ao público. À beira do lago da cidade, haverá praça de alimentação, apresentações musicais e torneios de futebol e vôlei de praia ao final de cada dia de evento.
“Vamos iniciar em Goiás um dos eventos mais expressivos de voo livre do país. O Centro-Oeste possui as melhores termais do Brasil para a prática do parapente”, destacou o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
Corrida no céu e precisão no pouso
O CICO é um torneio de parapente que ranqueia atletas dos estados do Centro-Oeste e do Norte, além de atrair competidores de outros países. A prova principal funciona como uma corrida aérea, em que os pilotos precisam cumprir um trajeto pré-estabelecido entre cidades vizinhas, como Palmeiras de Goiás, São Luís de Montes Belos e a Cidade de Goiás. Vence quem completar o circuito no menor tempo.
Além disso, será realizado o Torneio Brasileiro de Pouso de Precisão, em que os atletas devem decolar da rampa de Jandaia e pousar com exatidão em um ponto pré-definido, demonstrando alto nível técnico e domínio das correntes de ar.
Goiás no topo do voo livre
Segundo o organizador do CICO, Daniel Rodrigues Vasconcelos, Goiás tem se destacado nacionalmente no esporte. “Hoje temos 11 pilotos goianos classificados para etapas nacionais. Nossa meta é fortalecer ainda mais essa presença e consolidar o estado como referência no voo livre”, afirmou.