
Diabetes e obesidade infantil: Deputado Zacharias Calil alerta sobre crescimento da doença no Brasil
O diabetes tem se tornado um problema crescente entre crianças e adolescentes, exigindo atenção urgente das autoridades de saúde. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, aproximadamente 1,1 milhão de crianças e adolescentes vivem com diabetes tipo 1 no mundo. No Brasil, dados do IBGE de 2020 apontam que 6,7% dos adolescentes enfrentam a obesidade, um fator de risco crucial para o desenvolvimento da doença.
Na última terça-feira, 18, o deputado federal Dr. Zacharias Calil (União-GO) aproveitou a sessão solene em Homenagem à Conscientização do Mês da Obesidade para destacar que os números levantados, torna essa realidade ainda mais relevante o debate sobre prevenção e tratamento da obesidade e diabetes infantil. O médico, que preside duas frentes parlamentares mistas, da Saúde e da Primeira Infância, abordou a importância da data, que combate “um dos maiores desafios da saúde pública da atualidade”.
“A obesidade é uma doença crônica multifatorial e progressiva, que afeta não apenas a saúde individual, mas também impõe um grande impacto sobre o sistema de saúde em todo o mundo”, definiu o parlamentar. No seu discurso, ressalta que existem mais de um bilhão de pessoas com obesidade no planeta e compara à população da Índia, país mais populoso do mundo, que conta com 1,8 bilhão de pessoas.
Zacharias Calil citou a relevância de se discutir o tema, inclusive através de programas televisivos, como Quilos Mortais, para chamar a atenção da sociedade. Também salienta que, de acordo com o Vigitel, pesquisa nacional que monitora a saúde dos brasileiros, metade dos adultos brasileiros estavam com excesso de peso.
“Essa condição está associada a doenças cardiovasculares, diabetes, acidente vascular cerebral, cânceres e outras doenças crônicas que reduzem significativamente a qualidade e a expectativa de vida. Apenas em 2019, quase 178 mil mortes no Brasil foram associadas a doenças relacionadas à obesidade”, alerta.
Como presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância, Calil salienta a necessidade de ampliar as campanhas de prevenção e educação sobre a alimentação, incentivar e facilitar o acesso à prática de atividades físicas em escolas, locais de trabalho e espaços públicos.
Outro tópico abordado pelo parlamentar é a regulamentação da publicidade de alimentos ultraprocessados, principalmente aqueles voltados para crianças e adolescentes. Também falou sobre a garantia de uma rede de atendimento adequada para o tratamento da obesidade, incluindo suporte médico, nutricional e psicológico.
De acordo com Dr. Zacharias Calil, os possíveis problemas que podem se manifestar ainda durante a infância e adolescência são condições como hipertensão, níveis elevados de gordura no sangue, refluxo gastroesofágico, constipação intestinal, apneia obstrutiva do sono, asma, resistência insulínica, além da síndrome de ovários policísticos e avanços na puberdade.
“Essa Casa não precisa apenas somar esforços, mas contribuir com iniciativas legislativas que ampliem o acesso a tratamentos e incentivem hábitos saudáveis desde a infância”, declara.
Além do médico, a sessão também foi solicitada pelo Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), Fernanda Pessoa (UNIÃO-CE), Flávia Morais (PDT-GO), Geraldo Resende (PSDB-MS), Gilberto Abramo (REPUBLIC-MG), Laura Carneiro (PSD-RJ), Lucio Mosquini (MDB-RO) e Sargento Portugal (PODE-RJ).