Pescador no Texas Captura Peixe com “Dentes Humanos” em Lago Local

Um pescador do Texas teve uma surpresa inusitada ao capturar um peixe de origem sul-americana, conhecido como pacu, em um lago local no último domingo. O pacu, uma espécie aparentada da piranha e famosa por seus dentes semelhantes aos de humanos, foi encontrado no Lago Meredith, em Sanford, e agora está abrigado no Museu Aquático e de Vida Selvagem do Lago Meredith.

Embora o pacu esteja intimamente relacionado à piranha carnívora, ele é, na verdade, vegetariano, alimentando-se de nozes e frutas. Essa dieta peculiar é o que dá ao peixe seus dentes que se assemelham aos humanos. O peixe, que pode atingir até 88 libras e crescer até 6,5 polegadas de comprimento, é frequentemente comprado como animal de estimação, mas devido ao seu rápido crescimento, muitos proprietários acabam liberando-os na natureza quando os peixes superam os aquários.

Introduzido pela primeira vez nos Estados Unidos na década de 1980 por meio de liberações de aquários, o pacu tem sido capturado em 47 estados diferentes. Embora a espécie ainda não tenha estabelecido populações reprodutivas nos EUA, o impacto total da introdução do pacu no ecossistema local ainda é desconhecido.

O pacu já fez incursões em outros países, incluindo Malásia, Indonésia, Taiwan, México, China e Filipinas. Em alguns desses locais, a espécie chegou a ganhar notoriedade em um episódio do programa “River Monsters”, do Animal Planet, onde foi acusada de atacar banhistas, mordendo suas genitais. Felizmente, até o momento, não há relatos de ataques desse tipo nos Estados Unidos.