Seds e Receita Federal doam 21 mil peças de roupas a famílias em vulnerabilidade
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e a Receita Federal entregaram, na quarta-feira (17/01), a primeira leva de peças de roupas apreendidas por contrabando à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). São 21 mil peças, entre camisetas e bermudas, que serão distribuídas a famílias em vulnerabilidade de todo o estado por meio do Goiás Social.
As peças foram apreendidas pela Receita Federal em fiscalizações realizadas em todo o território goiano. Antes de serem doadas, elas passam por um processo de descaracterização das marcas estampadas, para evitar que sejam comercializadas novamente.
A parceria entre a Receita Federal e o governo estadual, via Goiás Social, já rendeu outras doações de materiais apreendidos que podem ser doados a pessoas em vulnerabilidade social.
No início de dezembro de 2023, a Seds recebeu uma doação de cerca de 340 quilos de cabelo apreendido pela Receita Federal e que serão transformados em perucas. As peças serão destinadas a hospitais especializados que lidam com pacientes em tratamento de câncer. A ação conta ainda com parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“Essa parceria é importante para ajudar famílias em vulnerabilidade social. As peças de roupas apreendidas são de boa qualidade e podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, destacou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Lúcia Rodrigues.
A presidente da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado, agradeceu a parceria entre os órgãos. “Essa doação é muito importante para a OVG. Vamos trabalhar para que essas peças cheguem às pessoas que precisam”, disse.
A ação de doação de peças de roupas apreendidas pela Receita Federal é uma iniciativa pioneira no Brasil. O objetivo é contribuir para a redução do desperdício e a promoção da solidariedade.