Unidades de Saúde da Família participam do estudo nacional Pop Brasil 2 sobre HPV

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participa do Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo HPV- POP Brasil 2, promovido pelo Hospital Moinhos de Ventos (Porto Alegre/RS), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O estudo fornecerá informações importantes sobre prevalência de HPV e a imunogenicidade da vacina contra o vírus. O POP Brasil 2 – é desenvolvido em todas as capitais do país e Distrito Federal (DF). Em Goiânia, o estudo está sendo realizado em três Unidades de Saúde da Família (USF): USF Eli Forte, USF Andreia Cristina e USF Vila Mutirão.

Podem participar jovens entre 16 a 25 anos. Quem se interessar deve responder a um questionário on-line, que disponibiliza informações que permitirão o contato dos profissionais de saúde para o prosseguimento da pesquisa.

A participação dos jovens é voluntária, não depende do quadro vacinal, e os dados serão mantidos em absoluto sigilo. Todos os usuários de Goiânia nessa faixa etária podem se inscrever no estudo, independente da região em que reside.

“As informações produzidas a partir deste estudo são imprescindíveis no planejamento de ações e direcionamento da vacinação contra HPV no Brasil e, consequentemente, nos municípios ”, explica a gerente de Atenção aos Ciclos de Vida da SMS, Patrícia Valeriana Moreira.

O questionário está disponível no link:

(https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdg03AuRjRvD_TRnaCRzXepAR4qyRYGJRpodjRrqf7-PoiPBg/viewform ) .

Foto: SMS

Secretaria Municipal de Saúde (SMS)- Prefeitura de Goiânia