Prefeitura de Goiânia intensifica medidas de combate à dengue, chikungunya e zika

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está adotando medidas abrangentes para enfrentar o aumento dos casos de dengue na cidade. Entre as ações implementadas, destaca-se a convocação de 60 médicos para reforçar a Atenção Primária, que conta com 75 unidades de saúde na capital.

A partir da próxima segunda-feira (19/2), 54 Unidades de Saúde da Família (USF) e 21 Centros de Saúde (CS) passarão a disponibilizar teste rápido para diagnóstico da dengue, além de oferecer hidratação e medicação para os pacientes que tiverem a confirmação da doença. Essa descentralização do atendimento visa facilitar o acesso dos pacientes, permitindo que busquem cuidados médicos mais próximos de suas residências.

Outras medidas incluem a criação de 12 leitos exclusivos para internação de pacientes com dengue, a capacitação de profissionais de saúde para aprimorar o manejo dos casos da doença e a formação de um gabinete de crise dedicado ao enfrentamento das arboviroses, com foco no monitoramento constante dos casos, demanda por leitos e insumos, bem como nas ações de controle do Aedes aegypti.

O secretário de Saúde, Wilson Pollara, destaca que todas essas medidas foram discutidas com o prefeito Rogério, que acompanha diariamente a situação das arboviroses em Goiânia, especialmente da dengue. Com o aumento expressivo no número de internações, a prefeitura busca evitar a evolução dos casos para quadros graves que demandem hospitalização.

De acordo com o Boletim Epidemiológico Arboviroses da SMS, em 2024, Goiânia já registrou 3.890 casos prováveis de dengue. O Distrito Sudoeste apresenta o maior número de casos, totalizando 900. Apesar disso, nenhum óbito foi confirmado até o momento, mas três estão em investigação. Com 76 casos para cada 100 mil habitantes, a cidade se encontra no Nível 2 de alerta.

Diante desse cenário, a Prefeitura de Goiânia reforça o compromisso com a saúde pública e a segurança da população, implementando medidas eficazes de combate às arboviroses e garantindo atendimento de qualidade aos pacientes afetados por essas doenças.

Prefeitura de Goiânia, Secretaria Municipal de Saúde (SMS)