Mais de Cinco Mil Pessoas Celebram o 21º Encontro de Folia e 7º Encontro de Catira em Campinas

No último domingo (28/1), a Praça da Igreja Matriz de Campinas foi palco de uma celebração cultural única, reunindo mais de cinco mil pessoas para o 21º Encontro de Folia e 7º Encontro de Catira. Promovido pela Prefeitura de Goiânia e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o evento contou com a participação de 29 grupos de Folia de Goiânia e diversas cidades do interior de Goiás, além de dois grupos de catira e duas orquestras de violeiros.

Este ano, os encontros tiveram como tema “O Presépio: Berço do Amor”, uma proposta de levar o verdadeiro significado do Natal para o ano todo.

O capitão da Companhia de Reis do Jardim das Aroeiras, Miguel Prudêncio Vilela, expressou sua emoção ao participar do encontro. “Desde o início, nosso grupo está presente. Desta vez, viemos em 25 pessoas. Toda a família participa. Minha folia é uma escola, onde ensinamos aos jovens e transmitimos a tradição de geração em geração. A Prefeitura realiza esse encontro, reunindo pessoas que verdadeiramente amam e são devotas dos Reis. Fico muito feliz em ver tanta gente aqui. Não podemos deixar isso acabar. É folclore brasileiro, é cultura, é amor, é fé. Temos que ensinar às crianças e seguir em frente”, destacou.

O casal Valter Machado e Cláudia Alves marca presença na Folia de Reis a cada ano, trazendo toda a família. “Faz parte da nossa cultura, aprendi a gostar com meu pai. Precisamos manter viva essa tradição tão bonita. Trouxemos parentes de fora para conhecer pela primeira vez, e eles estão adorando. É muito importante para nós aproveitar e celebrar juntos”, afirmou Valter.

Moradora de Campinas desde a adolescência, Wanda Gomes acompanha a Folia de Reis desde as primeiras edições do encontro. “Eu tenho 73 anos, e minha vida é aqui na Campininha. Parabéns para a Prefeitura por realizar essa linda festa. Para mim, hoje é um dia de muita alegria, festa no meu coração. Ver todo esse povo aqui, tantas folias, lembro do meu pai, dos meus avós. É realmente muito lindo”, compartilhou a aposentada.

Além das folias, os grupos de catira também foram destaque no evento. Nayara Nunes, coordenadora do Grupo de Catira Nunes, agradeceu pela oportunidade de participar do encontro. “Já são 25 anos que temos o grupo, fazemos por amor, por paixão, e nosso maior objetivo é não deixar a nossa cultura morrer. É ótimo termos apoio público para isso”, declarou.