Aumento dos Casos de Dengue em Goiânia Alerta Autoridades Locais
Com um aumento preocupante nos casos confirmados e em investigação de dengue em Goiânia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. De acordo com dados do Boletim Epidemiológico Arboviroses número 7, divulgado nesta quarta-feira (21/2), a Capital registrou a primeira morte por dengue em 2024, uma pessoa do sexo feminino com mais de 60 anos.
O boletim também revela que foram confirmados 2.542 casos da doença, representando um aumento de 67,2% em relação ao boletim anterior, que contabilizava 1.520 casos. Além disso, há 80 casos confirmados de chikungunya e dois casos prováveis de zika vírus.
Wilson Pollara, titular da SMS, aponta fatores como variação climática, aumento das chuvas, ressurgimento de novos sorotipos do vírus e inverno atípico como contribuintes para esse crescimento alarmante. “Além desses fatores, outras condições têm contribuído para o aumento de casos, como o inverno atípico, além das consequências provocadas pelo El Niño. A chuva, somada ao calor, favorece a replicação do mosquito Aedes aegypti”, explicou. Ele também destacou que Goiânia passou da situação de alerta 2 para a situação 3.
Entre as ações realizadas pela Prefeitura de Goiânia para combater o mosquito, estão as visitas domiciliares feitas pelos Agentes Comunitários de Endemias (ACEs), uma vez que 75% dos focos estão nos quintais das residências dos moradores. “Além disso, realizamos um mutirão com 3.529 visitas domiciliares na Região Norte da Capital, que começou nesta terça-feira (20/2)”, mencionou Pollara.
Outra medida adotada são as armadilhas In2Care para controle do Aedes aegypti. Foram adquiridos 3.250 equipamentos, e mais oito mil unidades serão adquiridas pela SMS. Essas armadilhas, instaladas em locais estratégicos da cidade, têm sido eficazes no controle dos mosquitos da dengue, resultando em uma redução significativa de casos nos setores onde estão presentes.
A população também pode contribuir para evitar a proliferação do mosquito tomando medidas simples, como verificar se a caixa d’água está bem tampada, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir piscinas, entre outras ações preventivas.
É importante que todos estejam atentos aos sintomas da dengue e busquem atendimento médico em caso de suspeita. Juntos, podemos combater a proliferação do mosquito e proteger nossa comunidade.